sábado, 10 de agosto de 2013

Após cinco dias de instruções e privações, 59 Polícias Militares de Itabuna concluiram o 1° Estágio de Emprego Tático Operacional

Selvaaa, uma pequena palavra na língua portuguesa, mas que tem um grande significado no ambiente militar , representar o aluno que conseguiu com o uso de técnicas e táticas de combate urbano e rural, superar a fome, a sede, as intempéries climáticas, o medo e tudo aquilo que corrói o psicológico e o físico de um ser humano no campo de batalha.

Sendo assim, na última sexta-feira (09), 59 policiais militares (selvas) do 15° Batalhão de Polícia Militar de Itabuna, concluíram após cinco dias de privação do conforto, com garra e superação, de livre e espontânea vontade, o 1° Estágio de Emprego Tático Operacional, coordenado pelo Capitão PM Javiel, sob supervisão e orientação do Tenente Coronel PM Marcos Antonio Lemos, comandante da unidade.  
O Curso capacitou os policiais militares a atuarem em situações de risco e stress, nas adversidades climáticas, e do terreno, sendo proferidas a eles instruções de tiro, conduta de patrulha, gerenciamento de crise, uso de armamento letal e não-letal, sobrevivência na selva, emboscada, resgate de reféns, resgate de pessoal amigo, neutralização e interdição de alvos, dentre outras que abrangem situações de risco.

As Instruções foram ministradas por policiais militares que atuam e são instrutores de unidades especializadas de todo o país, a exemplo da Companhia de Operações Especiais (COE), Força Nacional, CIPE - Mata Atlântica (CAEMA), CIPE - CACAUEIRA (CAERC), 4° Grupamento de Bombeiro Militar e instrutores da unidade, o Tenente PM Brazil, Ten PM Farias e Aspirante PM Monteiro.
Após cinco dias, os selvas chegaram ao fim da jornada de instruções na sede de treinamento da Cavalaria, situada no final de linha do Bairro São Caetano, onde foram recepcionados por autoridade militares e familiares. Durante a solenidade de encerramento, os instrutores do curso e os alunos que se destacaram foram homenageados e os demais certificados.
O cansaço era visível entre os selvas, mas o sentimento de dever cumprido provocou a emoção dos bravos combatentes que ficou ainda maior no final do estágio, ao se depararem com seus familiares que os aguardavam, para a surpresa de todos.
Depois de dias se alimentando com o necessário a sobrevivência, os alunos puderam ao lado da família, desfrutar de uma deliciosa feijoada para recarregar as energias e se prepararem para o trabalho.  
A maioria dos policiais que foram certificados, já atuam na Companhia de Emprego Tático Operacional de Itabuna (CETO), considerada uma das melhores companhias da Bahia, sendo responsável por um grande número de apreensões de armas e drogas, assim como na prisão de traficantes, homicidas e assaltantes a banco, colaborando para a redução da criminalidade na cidade de Itabuna e região, sempre com o uso técnicas e táticas na preservação da vida.

Os demais policiais atuam nas companhias dependes do 15° Batalhão, com sede no bairro Conceição – 1° Cia, Pedro Jerônimo – 2° Cia, Centro Comercial – 3° Cia, Califórnia – 4° Cia e na cidade de Coaraci 5° Cia.

O Ten Cel Lemos parabenizou a equipe de instrutores e os alunos em nome do Cap PM Javiel, pela iniciativa e empenho na condução do curso, e destacou que novos

Veja Mais Fotos!